create a site for free

A Acupuntura

A acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa e um método de tratamento complementar, de acordo com a nova terminologia da OMS. A técnica é milenar, sabendo-se hoje que a mais de 5.000 anos é utilizada no tratamento de pacientes na China. Ela se baseia em encontrar a harmonia entre o corpo e a mente, através de canais conhecidos como "meridianos de energia" que percorrem todo o corpo. O tratamento é feito com a inserção de agulhas em determinados pontos dos meridianos, os chamados "pontos de acupuntura" com o objetivo de fazer fluir as energias estagnadas que prejudicam o bom funcionamento do seu corpo. Diferentemente da medicina ocidental, a medicina tradicional chinesa acredita que o corpo deve ser tratado como um todo, não se fixando apenas em sintomas ou dores específicas, mas em todo um histórico e um diagnóstico geral do paciente. Por exemplo, uma dor de cabeça pode ter causa em um mau funcionamento do fígado ou do estômago, neste caso se deve tratar a origem do problema além dos sintomas, não apenas a dor. Assim, o diagnóstico para um tratamento engloba várias fases, incluindo exame de pulso, da língua, histórico familiar, etc. Na maioria das vezes a técnica é indolor, ou quando se sente algo, incomoda muito pouco. Outra aplicação pouco conhecida da acupuntura é o uso na estética, onde obtém excelentes resultados. É indicada para todos, incluindo crianças.

Como funciona?

Segundo o Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), quando um ponto é estimulado, uma espécie de mensagem é enviada pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central (medula e cérebro). Essa ação provoca “a liberação de substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, desencadeando uma série de efeitos importantes: analgésico, anti-inflamatório, relaxante muscular; além de uma ação moduladora sobre as emoções, os sistemas endócrino e imunológico e várias outras funções orgânicas”.

Técnicas e Cuidados

Além do uso de agulhas, a técnica mais conhecida, a acupuntura pode ser feita com sementes (de mostarda), pequenas esferas, calor (moxa), laser, estímulos elétricos (eletropuntura) e ventosas. O profissional, ao fazer o diagnóstico, irá decidir qual é a técnica indicada para cada caso. A técnica de ventosas, por exemplo, ficou famosa nas Olimpíadas do Rio da Janeiro, onde alguns atletas da equipe norte-americana, inluindo o multi-campeão Michael Phelps apareceram com manchas circulares nas competições mostrando que fazem uso da técnica.

Cuidados: O principal cuidado é com a assepsia. No caso do uso de agulhas, é necessário garantir que sejam usadas apenas agulhas descartáveis, evitando assim qualquer problema de transmissão de doenças.

Indicações mais comuns

Telefones
(19) 99445-9871 - Whatsapp

Mensagem